O QUE É SUSTENTABILIDADE?

Podemos dizer “na prática”, que esse conceito de sustentabilidade representa promover a exploração de áreas ou o uso de recursos planetários (naturais ou não) de forma a prejudicar o menos possível o equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades humanas e toda a biosfera que dele dependem para existir. Garantir a sustentabilidade de uma região determinada é dar garantias de que mesmo explorada essa área continuará a prover recursos e bem estar econômico e social para as comunidades que nela vivem por muitas e muitas gerações, mantendo a força vital e a capacidade de regenerar-se mesmo diante da ação contínua e da presença atuante da mão humana.
Os pontos elementares da sustentabilidade visam à própria sobrevivência no planeta, tanto no presente quanto no futuro. Basta ter pequenas atitudes sustentáveis ao longo de sua existência. Assim, o “ser sustentável” transforma-se numa legião de formiguinhas que juntas podem mudar o mundo e a forma como a humanidade afeta negativamente a vida em nosso mundo. Medidas simples como economizar e reciclar papel. Reciclar latas e embalagens; não queimar lixo; economizar água e energia elétrica através de um uso mais racional desses recursos; garantir que as empresas que fornecem bens e serviços para você tenham também a mesma preocupação e recusando-se a consumir produtos de origem ilícita ou que tenham sido obtidos (extraídos ou fabricados) através de meios prejudiciais a natureza. Agindo desta forma, você acabará por criar “uma onda” que se propagará ao seu redor e provocará novas mudanças em outras pessoas que, por sua vez, gerarão ondas em torno de si em uma pirâmide do bem que se espalhará por toda a sociedade.
É claro que ser sustentável num mundo de altíssimo consumo e onde as pessoas valem pelo que podem consumir e pelo que tem e não pelo que são e pelos exemplos que produzem; esse modo de vida tem lá os seus percalços e seus inconvenientes. Mas, com o passar do tempo e com a evolução da mentalidade geral e da educação ambiental que for fornecida para as pessoas comuns; essa forma de vida será aceita por toda a sociedade como a única forma realmente possível de prolongarmos a nossa existência nessa nossa ínfima e adorável bola que chamamos de Terra.

PROGRAMA SUSTENTABILIDADE "CHEIRO DE MATO"

Desde a aquisição do terreno até a concepção da pousada tinhamos a preocupação em não comprometer o meio ambiente. Antigamente o sítio era utilizado para plantação de morango e mais adiante esta área de platio foi transformada em pastagem. Escolhemos para as construções estas áreas descampadas justamente para que nenhuma árvore fosse cortada, pelo contrário, em uma destas pastagens plantamos 200 mudas de árvores frutíferas. Nossa idéia sempre foi em construir um 'cantinho' onde as pessoas e natureza se sentissem totalmente em harmonia.
Para que possamos cada vez mais alcançar nosso objetivo estamos criando PROGRAMA SUSTENTABILIDADE "CHEIRO DE MATO" que temos certeza estará sendo sempre ampliado. Este programa esta dividido em vários projetos que de uma maneira ou outra estão interligados:

PROJETOS

1. Compostagem: o lixo orgânico gerado na pousada, gramas cortadas, folhas caídas o esterco serão utilizados para a compostagem (implantado)

2. Luz: troca de lâmpadas incandescentes por fluorescentes, que gastam menos energia elétrica. As luzes da estrada de acesso à pousada quando houver hóspedes será desligada às 21hs. Quando não houver hóspede tanto a luz da estrada de acesso como a da estrada dos chalés ficarão apagadas. (implantado)

3. Serviço de quarto: para economia de água e para agredir o menos possível a natureza com produtos de limpeza e lavagem, as trocas de roupas de cama e banho e limpeza dos chalés durante a hospedagem será feita a cada 2 dias. (implantado)

4. Pomar: todo o nosso pomar com cerca de 200 mudas de árvores frutíferas será adubado organicamente utilizando-se o composto orgânico (Sub-projeto 1-Compostagem). Fazendo com que possamos atrair cada vez mais a fauna local.(implantado)

5. Canteiro de Ervas e Temperos: canteiro feitos com garrafas pet para cultivo de ervas e temperos regadas com água das nascentes da pousada e adubação orgânica com composto(Sub-projeto 1-Compostagem). Utilização de iscas naturais para as pragas e manejo seletivo do mato.(implantado)

6. Reciclando: todo resíduo sólido gerado na pousada é separado para ser utilizado em reciclagem.(implantado-faltando encontrar local que recicle)

7. Cultivo de Shitake: cultivo do cogumelo ‘shitake’ em toras de eucalipto da própria pousada. As toras saturadas, descartadas após a frutificação do cogumelo serão utilizadas na compostagem. (a ser implantado)

8. Adesivos: colocação de adesivos indicativos de economia de energia nos chalés. (implantado)

9. Escadas de pneus: utilização de pneus velhos para confecção das escadas nas trilhas. (implantado)